parallax background

Nossa História

A Associação de Proteção Ambiental de Santo Antônio do Monte - ASPRASAM teve sua origem no movimento popular “Salve Nossa Água”, criado em 2014, com o objetivo de impedir o avanço da especulação imobiliária e da degradação ambiental na sub bacia do Ribeirão Guandu, único manancial que abastece a população urbana de Santo Antônio do Monte/MG. A atuação do movimento foi decisiva para impedir a aprovação de loteamento na sub-bacia e para despertar a população sobre a necessidade de preservação da sua fonte de água. Com o êxito, foi criada em 2015 a ASPRASAM, que focou sua atuação no acompanhamento de projetos e programas de desenvolvimento municipal, além de buscar o aprimoramento da legislação local, tendo liderado a elaboração do primeiro projeto de lei de iniciativa popular de Santo Antônio do Monte, que culminou com a aprovação da Lei 2.266/16, que passou a regular o parcelamento do solo urbano no Município, sendo um marco democrático para a Cidade.


Missão

A principal missão da ASPRASAM é a busca pelo desenvolvimento sustentável, que alia desenvolvimento econômico, bem estar social e respeito ao meio ambiente. A Associação acredita que é possível desenvolver as atividades humanas em harmonia com a preservação e proteção ambiental. O uso racional dos recursos naturais, bem como a busca pela sustentabilidade, são imprescindíveis para a sobrevivência das presentes e futuras gerações.


Visão

A ASPRASAM acredita que a solução para os problemas em todos os níveis de gestão passa pela união entre Sociedade e Poder Público, na busca constante por diálogo produtivo, harmonização de interesses e atuação conjunta. A Sociedade, mesmo que seja organizada, não terá todos os instrumentos necessários para o seu pleno desenvolvimento sem o Poder Público. Este, sem a legitimidade que vem da participação democrática, se torna arbitrário e não conseguirá atingir a sua principal missão, que é a efetivação da supremacia do interesse público.


Valores

A ASPRASAM tem como valor a efetivação da sustentabilidade, que passa, necessariamente, pela consciência coletiva em respeito ao meio ambiente, pela ampla participação popular nas decisões governamentais, gestão pública responsável e coerente, voltada ao interesse público, principalmente o ambiental. A busca pela plena utilização de recursos naturais renováveis é o único caminho para que a humanidade não seja condenada ao desaparecimento.



Preservação e Recuperação das águas

Preservação e Recuperação de nascentes e/ou cursos d’água.


Educação Ambiental

Conscientização sobre o descarte irregular de lixo e entulho.


Cidade mais verde

Reestruturação do viveiro municipal, com ampliação da área verde.


Voluntariado Popular

Incentivar a população a participar e acompanhar os projetos.


Poder Público e Sociedade

Criar um dialogo de atuação da população exercendo sua democracia.

Seja nosso voluntário!


Ser voluntário Entrar em contato


Doe Agora